26 de jun. de 2013

PROGRAMA BRASIL SANTA CATARINA ALFABETIZADA

UMA CONQUISTA DA CIDADANIA

“Os estudantes têm que ver a necessidade de escrever sua vida e de ler a sua realidade”. “Paulo FREIRE”.
Alfabetizar-se é uma etapa fundamental para que as pessoas possam transitar com autonomia no mundo da leitura e da escrita. Significa poder tomar parte de práticas comunicativas, falando, ouvindo, lendo e escrevendo e não  simplesmente ser apresentado ao código de escrita, é sobretudo, um processo de conquista de cidadania. Leia mais...


Compreendemos então a alfabetização como um processo amplo e singular para promover o desenvolvimento de capacidades que possibilitem aos estudantes ampliar sua compreensão sobre a realidade e buscar alternativas para os problemas que afetam a si e a sua comunidade contribuindo dessa forma para a melhoria de suas condições de vida.

O CEJA São Joaquim em sua prática pedagógica tem como um dos seus objetivos, favorecer a cidadania plena aos seus alunos, propiciando aos mesmos uma oportunidade de mudar sua condição de vida social, realizando assim o seu papel na alfabetização e cidadania.

Atualmente o CEJA-SJ  possui na sua sede uma turma de alfabetização com 20 alunos , e na localidades de  Despraiado com 1 turma,  criúvas 1 turma, e no município de Urupema funciona uma turma. Cada turma possui um alfabetizador de 10h, que passa por um processo seletivo realizado pelo  MEC/FNDE  em parceria com a secretaria de estado de educação através da 28ªGERED/CEJA.


Denise Rodrigues do Amaral
Coordenadora do Programa Brasil Santa Catarina Alfabetizada- São Joaquim

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

 

Pedagógico





Links Úteis


Coordenação